terça-feira, 8 de setembro de 2009

Vida de tuno

Ao contrário do que muita gente pensa, um tuno nao é um bebedo que toca e canta!
Ser tuno não é apenas um estado de espírito, é uma forma de vida, isto porque um tuno tem que ter uma disponibilidade extrema e acima de tudo tem que ter muita presença.
Para um tuno vos presentear com os seus repertórios extremamente variados, indo desde adaptações de temas de autor, passando pela música erudita, até composições originais cuja temática incide essencialmente na vida boémia estudantil, na celebração do amor, mantendo afinidades temáticas com o fado, tem que prescindir de parte da sua vida para ensaiar e preparar estes.
Um tuno nao forma uma tuna, mas sim a sua força conjunta ao fazer que as coisas aconteçam e avancem.
Assim deixo uma questão no ar, é o tuno que faz a tuna, ou a tuna que faz o tuno?
Já ouvi dizer em tempos, uma tuna é uma familia...
Pois na minha opinião não passam de clichês de pessoas que na realidade vivem para satisfazerem os seus próprios caprichos.
Um tuno é amigo, companheiro não só dentro como também fora da tuna, ajuda e é solidário com a sua mas também com outras tunas.
Isto é apenas a visão de um tuno muito inexperiente nestas vivências, assim para terminar deixo um excerto de Munoz y Mantilla do seu livro "História de uma Tuna":

"Num mundo materialista e sofisticado, os Tunos são os únicos que aguardam ao pé de uma janela ou varanda. Pedem somente um sorriso, uma palavra ou um cravo. Trazem amizade, solicitam amor..."

Cumprimentos,
Sérgio (caricas) Infinitum

2 comentários:

  1. Então temos tuna ou é mais fogo de vista qu eoutra coisa?

    ResponderEliminar
  2. tal como escreveste no teu blog ( http://notasemelodias.blogspot.com/2010/03/notas-as-miragens-tunantes.html) nós (infinitum) parecemos uma miragem! Tens toda a razão. Somos uma miragem, mas que se vai tornando cada vez mais uma realidade. Não precisamos de enaltecer todos os nosso actos na internet apesar de já o termos feito no passado neste mesmo blog. Assim que houver alguma coisa a saber, vou garantir que sejas a primeira pessoa a saber-lo. Até para que possas tu mesmo comprovar a nossa existência.

    ResponderEliminar